sábado, 22 de dezembro de 2007

Entrevista coletiva marca inicio da candidatura a prefeito de Edson Vieira

Foi realizada nesta sexta-feira dia 21 de dezembro de 2007 uma entrevista coletiva no restaurante Galeto de Ouro, para o lançamento da candidatura do Deputado Edson Vieira a Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o evento contou com a presença da imprensa local, desde a radiofônica, impressos e meios eletrônicos e políticos como o vereador Francisco Ricardo, seus assessores Pedro e Renato Junior e demais correligionários .
A entrevista foi intermediada pelo assessor de imprensa do Deputado Estadual, Edson Viera, o Jornalista Geraldo Moura, o mesmo dividiu a entrevista em dois blocos, sendo que a primeira foi concedida aos repórteres de Rádio e a segunda aos meios impressos e eletrônicos.
As perguntas foram bastante diversificadas, buscando explorar as propostas do candidato Edson e as soluções para problemas que a cidade enfrenta, desde o escândalo da saúde, do lixo, da merenda e problemas corriqueiros que surgem em todo o país etc, o deputado foi bastante enfático ao se colocar contra políticos administrar o Moda Center. Edson Vieira foi muito eloqüente ao falar sobre os problemas que a cidade enfrenta e para cada situação explorada foi apresentada uma provável solução. Também foi questionado o apoio dos lideres do seu partido como o ex-deputado Agustinho Rufino, o ex-prefeito Ernando Silvestre entre outros. Com relação a este tema Edson está bem confiante, declarou que tem o apoio de todos. Já no tocante ao correligionário político Dr Nanau, discorre que tem uma profunda amizade e admiração pelo o mesmo e o tem como aliado para as próximas eleições.
Esta entrevista deve marcar o novo modo de apresentação política em nossa cidade, pois estavam presentes meios de comunicação que defendem e atacam o partido do entrevistado, também foi dado espaço ao meio eletrônico, que é uma nova tendência comunicativa, em sua maioria são Blogs. Sem sombras de duvidas esta coletiva entra para a história política de nossa cidade mostrando o quanto é necessário à profissionalização dos meios de comunicação e a importância de se comunicar com qualidade.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Algo Mais

Com a aproximação do final ano, o Moda Center Santa Cruz vivencia um bom aumento nas vendas, fortalecendo cada vez mais o pólo das confecções. Diante deste aquecimento no comércio que foi surpreendentemente superior em comparação ao do ano passado, torna-se inevitável elogiar aos que dirigem este grande empreendimento, mas é bem verdade que nem tudo são flores, há locais dentro e fora do condomínio que merecem uma maior atenção, tais como, entulhos de construção nas laterais do Moda Center, acumulo de lixo dentro e fora do mesmo, enormes buracos na entrada e no estacionamento principalmente da parte frontal e lateral do módulo laranja e um esgoto correndo à céu aberto nas intermediações do Moda Center.
Os entulhos são provenientes das construções dos hotéis que por ventura não foram utilizados ou que ainda vão ser aproveitados. Por receber um grande número de visitantes o Moda Center produz lixo em abundância e este não recebe os devidos cuidados, mesmo sabendo que há lixeiros e catadores o acúmulo é comum, pode ser que o serviço seja mal prestado ou exista uma má educação por parte dos turistas e feirantes do Moda Center ou ambos os casos. Já o buraco nos estacionamento é devido ao bom tráfego de veículos que há no Moda Center, mas faz pouco mais de um ano que o mesmo foi inaugurado, casos iguais a estes não deveriam acontecer e o que causa mais constrangimento são as providencias que são tomadas, usam como paliativos barros que não dão o retorno esperado. Algo que chama bastante a atenção é um enorme esgoto correndo a céu aberto próximo às intermediações do Moda Center, um mal exemplo de infra-estrutura que a cidade dá para seus visitantes, este esgoto está em funcionamento há um bom tempo e nenhuma providência foi tomada para sanar este problema.
Alguns destes problemas infelizmente completaram aniversário com o Moda Center e as providências ou não foram tomadas corretamente ou não tiveram a devida atenção, pois certamente pode manchar um pouco a imagem do maior pólo de confecções do Brasil. É necessário cuidados com toda a estrutura do Moda Center pois através de detalhes poderemos ganhar ou perder clientes, com o mundo dos negócios todo detalhe é fundamental.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Espaço aos Estudantes

O programa Sulanca News da Rádio São Domingos FM, que é transmitido de segunda a sexta-feira, das 11hs às 13hs, apresentado por Marcondes Moreno e Melqui Lima com reportagens de J. Neto e Fred Gomes. Excepcionalmente nas sextas-feiras o Sulanca News é chamado de povoada, pois é transmitido e apresentado em bares e lanchonetes da cidade, com a finalidade de promover a interação entre apresentadores, convidados e ouvintes. Neste dia existem quadros especiais, uma vez que são convidados dois pré-candidatos a vereadores e estudantes universitários para um pequeno debate, digamos que um confronto de idéias.
A intenção do quadro é apresentar a população dois futuros adversários políticos, indagando as suas idéias, quais são as suas posições perante os erros e acertos da atual administração, como ambos analisam hoje o trabalho da câmara de vereadores e visualizar as possíveis propostas dos pré-candidatos com o intuito de enfatizar o desenvolvimento do município.
O programa tem a preocupação de abrir espaço aos estudantes universitários, dando aos mesmos a oportunidade de dialogar com os convidados, fazendo perguntas, questionando e buscando maiores esclarecimentos para prováveis problemas que a cidade enfrenta. Este espaço que é dado aos estudantes é muito oportuno, por ser um momento em que os universitários podem trocar idéias com prováveis candidatos e apresentadores enriquecendo o conhecimento de todos e promovendo a democracia.
O grande privilegiado, ou os grandes ganhadores, são os ouvintes do Sulanca News, por ter em suas residências um programa que está mostrando debates de alto nível, como foi o caso do programa do dia 30/11/2007, com os convidados, Luciano Bezerra e Diogo Moraes, ambos preocupados em apresentar a população propostas para o desenvolvimento da cidade e não se omitindo aos problemas que Santa Cruz do Capibaribe atravessa.

Convidados ilustres

Foi realizado no dia 27 de Novembro de 2007 um encontro entre estudantes Universitários e Políticos,o mesmo aconteceu dentro do ônibus no trajeto Santa Cruz do Capibaribe-PE a Campina Grande-PB.
O convite feito pelo estudante de comunicação social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e apresentador do programa de rádio Sulanca News, Melqui Lima, e aceito pelos vereadores Dimas Dantas e Ernesto Maia, surgiu através de alguns boatos, na Câmara de vereadores de Santa Cruz, que se discute muito sobre política neste referido ônibus. Estas conversas chegaram aos ouvidos dos vereadores acima mencionados e despertaram a curiosidade dos mesmos em saber mais sobre tais discussões, assim surgiu a oportunidade dos estudantes estarem frente-a-frente com seus representantes.
Foram feitos diversos questionamentos, desde infra-estrutura, saúde, administração pública e economia, entre outros. Os vereadores conquistaram a simpatia da maioria, pois não fugiram das questões apresentadas e rebateram com sugestões para os problemas apresentados.
O vereador Dimas Dantas foi mais questionado por ter mudado de partido recentemente a menos de um ano e defender o seu ex-desafeto político o prefeito de Santa Cruz, Zé Augusto. Já o legislador Ernesto Maia, foi sabatinado por ser o atual sindico presidente do condomínio Moda Center Santa Cruz.
Todos os estudantes tiveram oportunidade de fazer a sua pergunta, relacionada ou não a sua área de estudo. Este tipo de evento tem como finalidade aproximar os políticos do povo, neste caso, representados pelos universitários. O encontro foi muito proveitoso, pois há o interesse de outros políticos em debater com os estudantes suas propostas e mostrar seu trabalho.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

LITERATURA DE CORDEL

Clecio DiaS

Os estilos das estrofes e a métrica vieram nas caravelas
portuguesas na época do descobrimento, mas a literatura de cordel adquiriu ares nordestinos tão marcantes que praticamente se tornou uma expressão artística genuinamente nordestina. E mais ainda: uma expressão que se desenvolveu somente aqui na região Nordeste do Brasil.Os cantadores repentistas, os aboiadores, os emboladores e os cordelistas foram e ainda são, apesar da “desvalorização” de que são vítimas no dia-a-dia, os principais produtores e disseminadores desta arte que atualmente ainda passa por análises acadêmicas que já dão conta do seu valor artístico e cultural. Por isso, os versos que eram recitados pelos “matutos”, não-alfabetizados, miseráveis, sertanejos nordestinos foram muito discriminados pelas outras regiões. Isto é, com o mesmo grau que discriminavam as pessoas nordestinas trataram de discriminar toda a arte produzida aqui como sendo tão pobre e tão miserável quanto à situação em que os nordestinos viviam.Toda a cultura do sertão nordestino, as secas, as crenças religiosas, etc., eram contadas pelos artistas da palavra que conseguiam cantar e de forma genial o modo de vida do povo simples que sempre foi excluído e “massacrado” vítima de um preconceito que mesmo tenha perdido a força ainda deixa rastros difíceis de serem apagados pelo tempo. Esses artistas que tiveram muitas de suas obras “jogadas no chão” como sendo obras de analfabetos, ingênuos estão sendo hoje largamente redescobertos nas universidades, sobretudo do Nordeste, onde há uma tentativa de ressuscitar grande parte de nossas origens e colocar nossa verdadeira identidade no lugar que merece.O que se busca, em outras palavras é, através da redescoberta de formas artístico-culturais que nasceram e adquiriram originalidade no Nordeste mostrar que o povo nordestino não é nem nunca foi esse “emaranhado de pobreza cultural” – idéia que através dos tempos foi disseminada, inclusive em “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Outrossim, mostrar que aqui não só existiam a seca e os retirantes como se “convencionou” pelos sulistas e até por grande parte de nordestinos, mas existia também, uma vasta produção artística que se consolidou e que expressou os anseios, o modo de vida, as particularidades e principalmente a arte de um povo que ao longo do tempo foi estigmatizado como sendo inferior à cultura de outras regiões.Hoje em dia, que se dá tanta ênfase ao relativismo cultural, ou seja, as culturas são diferentes e não melhores ou piores que outras, a literatura de cordel se liberta das correntes do desprezo a que foi submetida durante décadas e alcança um status que, embora não seja o ideal já é divulgado em meios de comunicação que antes a ignoravam. No entanto, os meios de comunicação de massa ainda se negam a inserir em sua programação as artes “estigmatizadas”.A literatura de cordel é uma das incontáveis manifestações do povo nordestino. Teve uma utilidade incalculável no seio do sertão da nossa região, onde se desenvolveu com mais intensidade. O cordel serviu como jornal, como novela, como filme, como protesto, como cartilha, como coluna social de um povo que não tinha acesso a nenhum desses privilégios. Por tudo isso, é essencial que o cordel esteja nas escolas e que seu valor seja transmitido integralmente à nova geração, que como essa nossa está correndo o risco de dar as costas às nossas origens e dar continuidade a supervalorização das culturas sulistas que sobrepõem a nossa e criam em nós mesmos o preconceito em relação às manifestações oriundas das nossas próprias origens. Em síntese: um preconceito sobre nós mesmos!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Primeiro Aniversário do Moda Center Santa Cruz

Manoela Ramos

O aniversário do Moda Center Santa Cruz (parque das feiras), localizado na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – pólo de confecções do agreste pernambucano - foi comemorado com o primeiro Festival da Moda, no qual ocorreram desfiles entre os dias 4 e 6 de novembro. E com a apresentação de atrações reconhecidas nacionalmente, numa arena montada no estacionamento do parque, como Leonardo e Fábio Júnior, e atrações estouradas em todo o Nordeste e em parte do Sul do Brasil como Aviões do Forró, Cavaleiros do Forró e Saia Rodada, do dia 09 ao dia 11 de novembro.
Os desfiles das novas coleções das fábricas locais, aconteceram no próprio parque e tiveram um público de aproximadamente 150 pessoas por dia. Segundo o comerciante Saulo Pontes, o fato desse pequeno comparecimento da população aos desfiles deveu-se a má divulgação do evento que focalizava toda a propaganda para os shows que iriam acontecer dos dias 9 a 11 de novembro.
No dia 9 aconteceram as apresentações no palco com Forró do Matricó e Leonardo – com um repertório indo desde grandes sucessos como Pareço um Menino a canções que empolgaram a platéia como Latinha na Mão – o qual apresentou-se quase 2 horas da manhã e Saia Rodada, que entrou na arena num trio elétrico às 4 horas da manhã. No dia 10 houve shows no palco com Trio Vira Copos e Fábio Júnior – com um repertório predominantemente romântico - que iniciou sua apresentação às 2 e meia da manhã e Cavaleiros do forró que veio num trio elétrico quase 5 horas da manhã. No última dia as atrações foram Bidinga, Forró dos Plays e Aviões do Forró para fechar o evento com muita animação.
O evento contou com a metade do público do ano da inauguração do parque, só chegando a atingir aproximadamente 75% do público do ano anterior no dia de Aviões do Forró. Segundo a estudante Lygia Maryanna, o evento deste ano foi mais bem organizado, devido a maior facilidade de se lidar com um público menor.

sábado, 10 de novembro de 2007

Rádios Comunitárias

Ana Paula Amorim

RÁDIO COMUNITÁRIA é um tipo especial de emissora de rádio FM, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.
Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.
A RÁDIO COMUNITÁRIA deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.
A idéia de rádio comunitária nasceu com o sentido de dar voz aos populares. Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dá condições a determinada comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, pelo qual seus membros vão divulgar suas idéias. Segundo Valdir Boffetti, professor do curso de Rádio e TV do Centro Universitário Municipal de São Caetano (IMES), sua principal característica é a participação efetiva da comunidade. "É diferente de uma rádio comercial local, por exemplo. Na comunitária as pessoas podem participar na produção da programação e não ficar na mera posição de ouvintes".
Estima-se que hoje existam dez mil rádios comunitárias no Brasil. A lei que as regulamenta é de 1998. Basicamente, ela determina que:
* é um tipo especial de emissora FM;
* deve ter alcance limitado a, no mínimo, um quilômetro a partir de sua antena transmissora;
* não pode ter fins lucrativos nem vínculos com partidos políticos, instituições religiosas etc.;
* não pode, em hipótese alguma, inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura;
* não pode utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal.
De acordo com o Ministério das Comunicações, somente as "fundações e as associações comunitárias sem fins lucrativos, legalmente constituídas e registradas, com sede na comunidade em que pretendem prestar o serviço, cujos dirigentes sejam brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, maiores de 18 anos, residentes e domiciliados na comunidade" podem se candidatar a montar uma rádio comunitária.
Normas
Atualmente, a autorização para execução do serviço de rádio comunitária é concedida por dez anos, podendo ser renovada por igual período. Cada entidade pode receber apenas uma autorização para execução do serviço, sendo proibida a sua transferência.
Se todos os requisitos da lei forem cumpridos, e um grupo pretender montar uma rádio para atender a sua comunidade, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles diz respeito aos equipamentos. Um conjunto de transmissor de 25 watts, gerador de estéreo, cabos, antenas e mesa que custa em média R$ 3 mil.
Outro cuidado a ser tomado é na hora de escolha da sede da rádio comunitária. Deve ser levado em conta que a topografia influi no alcance da transmissão. Como as ondas de rádio FM se propagam em linha reta, por exemplo, se houver um obstáculo no caminho (prédio, montanha, torres etc), o sinal será interrompido. Por outro lado, se for um planalto, um transmissor de baixa potência vai alcançar longas distância — não é necessário comprar um de um milhão de watts se com um de 50 a questão estaria resolvida.
A legislação brasileira considera crime o não cumprimento das normas sobre instalação, programação, administração e transmissão da rádio comunitária. A punição vai desde uma advertência ou multa até a perda da autorização.
A programação de uma Rádio Comunitária
A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. Deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família e dar oportunidade à manifestação das diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
Fonte: Ministério das Comunicações

Descuido na alimentação

Brasileiros se alimentam mal, revela pesquisa

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e USP revelam que a média dos brasileiros com mais de 40 anos está acima do peso, come-se muito é um exagero, principalmente nas proteínas, nos carboidratos e na gordura, alimenta-se mal, com menos minerais e vitaminas na dieta. Essas são principais observações que a pesquisa obteve, sendo que foi ouvidas cerca de 2500 pessoas em 150 cidades de todo o país.
A observação contatou que os mais obesos encontram-se na classe média 60% dos entrevistados, esta diferença é pequena ao compararmos com a classe baixa que 52% estão acima do peso ideal. Apenas 3% das pessoas ouvidas apresentaram baixo peso. O cálculo do consumo de nutrientes foi feito por meio de entrevista em residências escolhidas por sorteio, os pesquisadores visitaram as casas dos entrevistados e verificaram que cada pessoa tinha ingerido no último dia.
Para avaliar a incidência de obesidade, o critério utilizado foi o chamado índice de massa corporal (IMC), O cálculo é feito dividindo o peso da pessoa em quilos por sua altura em (metros), elevada ao quadrado. Considera-se que IMCs entre 18,5 e 25 correspondem ao peso ideal das pessoas. Acima e abaixo desses números,existiria falta de ou abuso de peso. A média nacional foi de sobrepeso IMC de 26,4.
O índice mostra que a obesidade pode estar se tornando um problema de saúde, “ o Brasil se mostrou tristemente democrático em relação as deficiências de vitaminas, que são semelhantes em todas as regiões do país”. Declarou o médico Luiz Fernando Costa.
Um alimento que possui nutrientes importantes para uma boa dieta é o leite e seus derivados, pois o líquido é rico em cálcio. A ingestão adequada de frutas, legumes, verduras, vitaminas C, A e magnésio, proporciona uma alimentação balanceada e são suficientes para sanar ou diminuir os altos índices de obesidades.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O que é overdose?

Manoela Ramos

Quando se fala em overdose que é o exagero do consumo de uma substância no organismo, associa-se logo ao consumo de drogas, porém qualquer tipo de medicamento consumido em excesso pode ocasionar uma overdose.
Ela ocorre numa situação na qual o consumo de uma substância é superior ao que o organismo suporta, produzindo conseqüências graves que podem levar até a morte do indivíduo, caso não seja socorrido por um médico.
Segundo a psicóloga Drª. Verônica Valadares uma pessoa com overdose deve ser socorrida de imediato, pois quanto mais tempo passar maiores serão as conseqüências para a vítima que poderá morrer por intoxicação.
O melhor a se fazer no combate a overdose é a prevenção que pode ser feita pela família do indivíduo, a partir do momento que a mesma detectar algo estranho no comportamento do usuário de drogas, internando-o numa clínica de recuperação de dependentes químicos.
Esse tratamento é de suma importância, pois o dependente químico não consome drogas objetivando adquirir overdose, sendo a mesma uma conseqüência do uso de drogas que vai aumentando progressivamente à medida que o organismo do usuário vai se acostumando com as substâncias e vai pedindo doses maiores.

Meninos sob pressão

Manoela Ramos

A sociedade atual vivencia uma iniciação sexual prematura dos seus jovens. Na qual os meninos, em especial, são pressionados a deixar de ser virgens, aproximadamente aos 13 anos, para serem aceitos pelo seu circulo de amizades. E as meninas estão engravidando cada vez mais cedo devido a falta de uma orientação sexual adequada. Diferente de épocas anteriores, onde a perda da virgindade masculina ocorria a partir dos 16 anos, quando os próprios pais dos rapazes os levavam para iniciar sua vida sexual nas casas de prostituição e as moças eram cobradas a manterem-se virgens até o casamento.
Segundo alguns sociólogos, esta precocidade está ocorrendo devido a uma transição pela qual a sociedade atual está passando ocasionada por uma conseqüente mudança de valores que lhe estão sendo impostos implicitamente pela mídia em todos os campos da sociedade. Com a televisão contendo uma programação de novelas, desenhos e programas de cunho sexual apelativo; com músicas também apelativas, e pela própria moda que impõe o uso de roupas que exaltam a sexualidade e a cada coleção vão tornando-se menores.
Eles também acreditam que parte da culpa dessa iniciação sexual antecipada seja atribuída aos pais que disponibilizam a maior parte do seu tempo ao trabalho com a intenção de oferecer bens materiais a seus filhos, muitas vezes lhe faltando tempo para perceber o que os jovens estão assistindo ou vestindo.
A psicóloga Verônica Valadares, atribui a responsabilidade dessa pressão por uma iniciação sexual precoce a todo um contexto social, que mostra programas de TV exibidos a tarde e recomendados para todas as idades, no qual as personagens iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo, igualmente a um despertar pela sexualidade antecipado com meninas menstruando e meninos tendo sua primeira ejaculação precocemente. Há também o fato dos pais não estarem preparados para dar orientação sexual a seus filhos, deixando a responsabilidade para a escola que também não se sente apta a oferecer essa orientação só passando aos alunos a parte biológica. “Tem que haver um acompanhamento de alguém próximo dos adolescentes que tire todas as suas dúvidas, não basta só a realização de campanhas educativas”, afirma a psicóloga.
Atualmente, está ocorrendo um fenômeno no qual os pais estão recorrendo aos psicólogos para passarem uma orientação sexual satisfatória aos seus filhos, fato considerado positivo. Entretanto, passa a ser quase um acontecimento isolado, uma vez que a maior parte da população não dispõe de capital para pagar um profissional para educar os jovens. O que pede uma mudança de mentalidade dos pais com relação a educação sexual dos seus filhos a qual evitaria a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis pelos adolescentes e uma diminuição no número de meninas que engravidem precocemente.
“Iniciei minha vida sexual aos 14 anos para ser aceito na minha turma do colégio, meus amigos não tiravam minhas dúvidas de forma clara, pois eles mesmos não sabiam de tudo; me arrependo de não ter tido coragem de perguntar a meu pai tudo o que eu precisava saber, talvez as respostas dele tivessem evitado a gravidez da minha namorada com apenas 13 anos”, comenta Pedro Neto, jovem de 18 anos que parou de estudar para sustentar sua filha de 3 anos.
“Uma gravidez precoce acarreta toda uma mudança no contexto social, já que uma menina de 13 anos não possui uma estrutura para educar sua filha, muitas vezes as duas tem uma relação de amigas e não de mãe e filha, o que futuramente pode vir a apresentar-se como negativo pela falta de uma figura da mãe na vida da criança”, afirma a psicóloga Verônica.

domingo, 21 de outubro de 2007

Moda Center começa processo de ampliação

O maior complexo do pólo das confecções do Agreste começa uma nova fase estrutural, foi inicia a vendas de mais dois módulos, Branco e Amarelo, o Moda Center já contava com quatro, Laranja, Azul, verde e Vermelho. Serão disponibilizados mais de 3000 mil Box, aumentando o números de condôminos para aproximadamente 10.000. Esta iniciativa veio através da necessidade de proporcionar uma melhor comodidade aos vendedores e clientes do calçadão. Os novos módulos serão construídos no espaço atrás dos blocos Verde e Vermelho, para o sindico do Moda Center, o Sr: Ernesto Maia, esta construção tem previsão de entrega para dois meses caso as pessoas que adquirirem os boxes e lojas cumpram em dias os pagamentos, assim a construtora terá a possibilidade de agilizar o processo de ampliação.
A diretoria do Moda Center foi a algumas emissoras de rádio da cidade e a sub-distrito da cidade do Brejo da Madre de Deus, (São Domingos), para convocar os vendedores do calçadão, os mesmos serão os primeiros a ter a possibilidade de compra dos boxes destes novos módulos, segundo a diretoria, este aumento é necessário para acomodar melhor nosso cliente e evidentemente dá melhores condições de trabalhos aos sulanqueiros calçadão.
As comercializações dos boxes foram divididas em três, os valores são o seguinte: R$= 3.900, 7.900 e 9.900, a diferença de preços foram explicadas pela diferença de locais, melhores acessos, valores mais altos, isto foi divido e mostrado através de uma planilha que está exposta ao público no local de cadastramento de compra dos respectivos boxes que é no estacionamento do bloco Verde onde os motoristas dos ônibus de clientes ficam alojamento.
A adesão dos sulanqueiros foi surpreendente, pois as pessoas chegaram bem cedo do sábado 20/10/2007, primeiro dia para a negociação dos blocos, o Sr: José Valdo falou que “chequei por volta das 5hs da manhã e já havia pessoas aguardando para serem as primeiras atendidas”, comenta-se que pessoas passaram a noite no local, para terem a preferência ao inicio da comercialização dos módulos. Estão sendo atendidas 500 pessoas por dia, esta decisão foi tomada para não haver tumulto, atrapalhando o processo das vendas, declarou os fiscais que estão orientando o público.
Para a confeccionista Maria Gorete, “esta construção já deveria ter começado a mais tempo, por que, quem esta no calçadão terá uma nova possibilidade de compra um Box e oportunidade de trabalhar num local melhor”.
Apesar destes novos blocos serem destinados ao pessoal do calçadão há possibilidade de compra por parte de não feirantes destes locais, os mesmos devem aguardar que todos do calçadão sejam atendidos, posteriormente será dado à preferência aos sulanqueiros que alugam boxes nos atuais módulos Verde Azul etc, em seguidas será aberta às vendas ao público em geral.

O mundo contra o avanço da Aids

42 bilhões de dólares para atender as vitimas do HIV

Os fundos mundiais para a prevenção e o tratamento da Aids precisam quadruplicar nos próximos três anos. Este montante tem que alcançar a cifra de US$ 42 bilhões para evitar que o número de vítimas da doença aumente ainda mais, informou a ONU no dia 26/09 do corrente ano. A agência que coordena a luta contra o HIV, a Unaids, considerou em relatório que os US$ 10 bilhões previstos para este ano são insuficientes para que o objetivo de acesso universal à assistência médica até 2010 seja atendido, apesar de uma mobilização mundial sem precedentes para encontrar estes recursos.
“Um possível fracasso na hora de superar os limitados êxitos obtidos até o momento se traduz num agravamento da epidemia” afirmou a Unaids, destacando a necessidade de arrecadar mais de US$ 40 bilhões até 2010, para superar os avanços deste vírus. Durante os seus 11 anos de funcionamento a ONG arrecadou US$ 300 milhões para a guerra contra esta terrível doença. A unaids adverte que, se atual tendência continuar, os fundos de origem públicas e privadas alcançarão apenas US$ 15,4 bilhões em 2010, o que continuará sendo insuficiente para conter o avanço da Adis em todo mundo. Até o final de 2006, 39,5 milhões de pessoas sofriam da temida doença.

DIFERENTES GÊNEROS

Josemilda Santos



DIFERENTES GÊNEROS

Desde que nascemos aprendemos através dos nossos pais, igreja e outras instituições, que homem e mulher se atraem e ambos se unem para dar continuidade a vida. Com esse ensinamento formamos um pensamento ideológico de que homem com um parceiro do mesmo sexo é anormal, a regra é a mesma para as mulheres.
No entanto, com todos esses ensinamentos a verdade é que existe muito homossexualismo, biologicamente não tem explicação do porque algumas pessoas nascerem com alguns toques femininos e se interessarem por alguém do mesmo sexo, a sociedade recrimina por achar feio, anormal é algo que foge à regra.
Antes de se ter qualquer denominação (homossexual, gay, lésbica...) somos seres humanos e precisamos de respeito, foi pensando em conquistar os seus direitos que, surgiu em São Paulo o primeiro movimento de gays, lésbicas e simpatizantes no Brasil, é um dia importante para eles mostrarem que são firmes no seu propósito, lutam pelo direito de casar legalmente, pelo direito de adotar uma criança, direito de entrar em um ambiente ser visto e tratado por igual como todos, nesse contexto surge um conflito entre os que detêm o poder de transformar suas reivindicações em lei e por em prática por alegarem ser uma questão ética, religiosa e fere a “moral da sociedade” uma vez que foge as regras do que é considerado normal.
È um assunto delicado que ao longo dos anos vem ganhando espaço, atenção e tem tido alguns resultados positivos para eles (homossexuais) como poder adotar uma criança, por exemplo, assunto este bastante questionado perante a sociedade por a mesma considerar o ambiente inadequado para a criança.
Diante de todos os fatos expostos fica claro que todos merecem respeito, dignidade, atenção e merece ter seus sonhos conquistados desde que não seja por meio de infrações ou através de resultados que não venha a ser inconveniente para ambos.

A facilidade de consumo aumenta o número de inadimplentes

Josemilda Santos


A facilidade de consumo aumenta o número de inadimplentes




Facilidade para abrir crediário, empréstimos fáceis em agências bancarias, parcelamento me muitas prestações e o comprar por impulso tem sido um dos grandes precursores para o aumento de inadimplentes nos últimos dois anos segundo o serviço de Proteção ao credito (SPC).
O senhor Genival Soares, depois de renegociar seu depto no valor de duzentos reais em atraso a seis meses e quitado a divida conseguiu retirar o seu nome da lista de inadimplentes e disse tomar cuidado de agora em diante para que isto não venha acontecer mais.
Segundo os economistas, os brasileiros não foram instruídos a poupar, os débitos geralmente são maiores que o salário e mesmo assim não conseguem manter o controle administrativo de seu orçamento, e os mesmo dão dicas para que os consumidores não venham a sofrer este problema: Se possível comprar à vista, não fazer novos débitos antes de quitar os anteriores por completo, ficar atentos para os juros, pois, este é o grande vilão do orçamento, seguindo estas dicas os consumidores estarão livres de futuros transtornos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

EQUIPES DEFINIDAS

Já foi dada a largada para a primeira etapa da corrida eleitoral do próximo ano, em nossa cidade Santa Cruz do Capibaribe-PE, desde o dia 23/09/2007 há uma boa movimentação para a formação partidária que dará base aos respectivos partidos formando assim as chapas que irão concorrer ao pleito eleitoral de 2008.
O partido PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), terá como representação os denominados Taboquinhas, que tem como líder o atual prefeito da cidade o Sr: José Augusto Maia, já o PSDC (Partido Socialista Democrático Cristão), será representado pelos Bocas Pretas, os mesmos tem como líder o Deputado Estadual Edson Vieira.
O grupo Taboquinha fez a sua formalização de convenção no dia 23/09 do corrente ano, apresentando para a cidade, por o Pref: Jose Augusto Maia, os seus possíveis pré-candidatos, tais como os Vereadores Fernando Aragão, Ernesto Maia, Agnaldo Xavier e consolidou a chegada dos Vereadores Rui Medeiros, Dimas Dantas, o líder comunitário Diomedes, o presidente do PTB municipal Natálio Arruda, podemos citar que a juventude esteve representada pela coligação de Hélinho Aragão e Ozinha. Estes são alguns nomes que encabeçaram a chapa do partido Taboquinha, o evento contou com a presença do ex- Prefeito da cidade de Taquaritinga do Norte o Sr: José Carlos (Zeca) e o Deputado Federal Armando Monteiro Neto, dando um maior respaldo ao evento.
O Partido Boca Preta formalizou a sua coligação no dia 04/10/2007, podemos descrever que todo o grupo esteve presente, desde o Deputado Edson Viera também compareceu ao evento figuras ilustres como o ex- Deputado Estadual Agustinho Rufino, o ex-Prefeito Ernando Silvestre, ex-Vereador Dr: Nanau, os Vereadores Zé Minhoca, Zezin Buxin, a vereadora Zilda Morais, os recém coligados como o Vereador Francisquinho, o ex-Vereador e Profº Afrânio Marques, Gilson Julião Presidente da UESC, a ala jovem do partido está representa por Junior Gomes e Renatinho assessor do Deputado Edson Viera , estes são alguns dos prováveis nomes que irão concorrer ao pleito eleitoral do próximo ano.
O Campeonato (eleições) esta apenas no seu começo, mas as luzes de largada da primeira etapa foram acionadas através das convenções partidárias, há muitos o que percorrer, sabemos que alguns partem na frente, cada um defendendo a sua equipe (partido), dentre em breve a disputa terá novas emoções, no início do próximo ano, através da divulgação dos nomes dos pilotos oficiais (candidatos a prefeito) de cada equipe. Este campeonato promete ser bastante empolgante, pois temos pilotos bastante habilidosos como o Dep. Edson Viera e o Pref: José Augusto, articulando as suas equipes, temos também a troca de equipe por parte de alguns pilotos, como Francisquinho ex-Taboquinha defendendo o boca preta e Dimas Dantas ex-Boca Preta que está no Taboquinha, ainda a chegada de um piloto supresa que é o Prof°: Afrânio Marques, defendendo os Bocas Pretas, o público (eleitores), não perderá ao aguardar as próximas etapas deste campeonato que apesar de estar no começo, já é muito empolgante.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Crônica.

O Sonho

Sonhar, sonhar, é maravilhoso sonhar, o mesmo pode nos levar a lugares incríveis, nos dão o poder de realizarmos tudo o que desejarmos, a fama está do nosso lado, ao sonharmos podemos ser os melhores, como é fantásticos sonhar, e o principal, sem sai de casa, mas quando nos deixamos nos levar pelos sonhos, acabamos saindo da realidade, quando isto acontece o caso fica preocupante, temos que buscar um elo, entre o sonho e a realidade, afim de que ambos não nos maltrate. A realidade para muitos pode ser opressora, por isto, há a fuga, com refugio nos sonhos. Sonhar, sonhar, é maravilhoso sonhar. Através do sonho podemos transformar o mundo, extinguirmos a fome, acabarmos com a miséria, imaginamos que todas as pessoas são felizes, há quanto seria bom transformar este sonho em realidade, sabemos que não podemos fugir da mesma, mas, nos perdoa senhora realidade, preferirmos os sonhos, nos sonhos somos reis, poderosos, não há razão para vivermos humilhados por a senhora, dona realidade, apesar de não podê-la evitar, através dos nossos sonhos tentaremos modificar a dura realidade que é o viver, trazendo um pouco do mesmo para o nosso dia-a-dia. Sonhar, sonhar, é maravilhoso sonhar.

concurso tem mais de 9000 inscritos

CONCURSO ASSIS CHATEAUBRIAND BATE RECORDE DE INSCRIÇÕES



O concurso e Prêmio de Redação/ Projeto Memória Assis Chateaubriand, chega a sua décima terceira edição, tem como tema “Augusto Ruchi e o desafio do desenvolvimento sustentável.” O concurso é destinado aos estudantes de ensino fundamental ao superior. O valor da premiação estará estimado entre R$= 35.000. O evento acontecerá em Novembro, e à cerimônia será realizada no auditório Hipólito José da Costa, na sede do Correio Brasiliense, respectivamente na capital brasileira.
Foram convidados para julgar e avaliar as redações profissionais gabaritados como, professores, escritores e pessoas envolvidas em entidades culturais que proporciona ao evento uma qualidade técnica com credibilidade, sendo que as avaliações começarão no corrente mês.
A personalidade homenageada deste ano é Augusto Ruchi, natural de Santa Tereza-ES, (1951 a 1986). Ecologista, é conhecido como o defensor da fauna e da flora, por sua posição em favor da natureza e pelo estudo das espécies brasileiras. Ruchi trabalhava a importância da relação entre o homem e o meio ambiente no nosso cotidiano, enfatizando que ambos (o homem e o meio ambiente) são dependente direto um do outro.
Para o estudante Universitário Jorge Gomes da Silva (22 anos), “este concurso é um elo entre vários estudantes de todo nosso país, espaço para divulgamos nossas idéias,” já o estudante do ensino fundamental Eduardo Henrique de Lima (14 anos) falou que “sempre gostei de escrever e concursos iguais a este me incentiva muito”.
A fundação Assis Chateaubriand recebeu este ano 9.308 trabalhos de todo o país, cumprindo assim um dos seus principais objetivos que é de estimular a educação e a cultura. Este projeto conta com o apoio financeiro da fundação do Banco do Brasil.

sábado, 29 de setembro de 2007

“Técnico-stress,” uma nova patologia que ataca os fanáticos pela Internet

Com o auxílio das inovações tecnológicas hoje é comum se comunicar com varias pessoas de lugares bastante distantes ao mesmo tempo, podemos citar como exemplo os empresários que realizam negócios sem sair de seu escritório através de vídeo conferência, realizam também reuniões fazendo uso da Internet, com as mesmas praticidades tornando o mundo em uma pequena aldeia. Mas como tudo pode ter seu lado negativo, o convivel constante em ambiente fechado ficando exposto a tela do computador por diverças horas, está gerando um novo comportamento, apontado por médicos como a patologia (doença) do século XXI. Essa nova patologia está atacando diretamente os executivos e também uma boa parte dos jovens e adolescentes que fazem uso diário da Internet. Boa parte destes jovens e adolescentes executa uma profissão através do auxilio da Internet sua ferramenta de trabalho, outros usam a "Net" como uma nova forma de diversão.
A Internet pode gerar entre os seus usuários uma nova forma de expressão e transformação na identidade pessoal em seus múltiplos aspectos, podendo assim haver uma mudança de comportamento dos indivíduos. Já os executivos por passarem por um alto nível de stress, pois o medo do fracasso e o risco da perca da estabilidade financeira geram aspectos deste novo mal. A psicóloga Silvia Gelván explica que "se fala de stress quando a capacidade de adaptação está esgotada e, entre os executivos existe muito temor pela perda do emprego. A maioria da população não está capacitada a se adaptar as novas tecnologias, especialmente quando sentem dependentes delas," declara a especialista.
A busca de praticas que possam gerar lazer e bem estar podem ajudar a diminuir os efeito do "técnico stress," desde que sejam feitas atividades de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Maiores informações, www.laborum.com.

Risco ao usarmos tênis falsificados

Com os avanços tecnológicos as industrias estão cada vez mais investindo em qualidade, estética com conforto e durabilidade, porém estes avanços tecnológicos esta sendo usado de forma irregular, ou seja, com os ganhos tecnológicos há em todos os ramos de produção a presença cada vez mais forte de produtos falsificados, e a população sem ter os devidos cuidados aumenta cada vez mais o uso de tais produtos, podemos observar que os mesmos fazem parte do nosso cotidiano, em alguns casos estes produtos podem causar alguns danos ao seu usurário, que são por exemplo o caso dos causados falsificados, especificamente os tênis, que há um certo modismo que invade não só a nossa cidade mais todo o país, portanto temos que ter alguns cuidados, pois os fabricantes de produtos falsificados não têm os cuidados adequados ao colocarem seus produtos nos mercados, há uma única preocupação, que é em vender, pois tais produtos têm um diferencial, que são seus valores bastante atrativos, deixando de lado algo imprescindível em tênis, que são absorções dos impactos dos pés com o solo, seu revestimento interno, flexibilidade e conforto. O fisioterapeuta Carlos Eduardo nos conta que o uso contates destes de tênis falsificados podem ocorrer desvios na coluna, dores constantes nos pés, esporão do calcâneo, e até alterações na macha (andar torto), o fisioterapeuta indica para quem faz longas caminhadas que procurem calçados que lhe proporcione conforto, e que tenha uma boa absorção de impacto ao caminhar, evitando possíveis lesões futuras.

O alcoolismo, sempre presente entre os adolescentes

Cláudio Higino
Josemilda Silva.

Podemos constatar diversos fatores como os precursores do alcoolismo, dentre eles destacam-se as crises econômicas, o desemprego, os problemas emocionais, dentre outros, o álcool é a primeira substância que os jovens e adolescente teêm contato, (em media aos 11 anos de idade). Embora a venda de bebidas alcoólicas seja para maiores de 18 anos, no nosso país, os adolescentes compram e fazem do álcool uma forma de diversão, isto com uma grande facilidade, para os médicos todas as pessoas que abusam das bebidas alcoólicas podem obter problemas no percurso de sua vida, e o risco é bastante alto, por tanto, é bom que fiquemos atentos com os abusos que o álcool pode trazer e todas as suas conseqüências, o dito cujo, pode afetar o nosso sistema nervoso, aminésia, casos iguais a estes acontecem em média 30% a 40%, entre o final da adolescência e posteriormente no inicio da terceira idade, o álcool inibe alguns sistemas da memória, impedindo de nos recordarmos de alguns fatos ocorridos durante o período de embriagues, o mesmo nos induz a atos libertinos que sobre sua influência torna-se fato natural. Outro índice que podemos destacar é que entre 5% a 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica (consiste em estado permanente de hipersensibilidade, dormência, formigamento nas mãos e nos pés), as síndromes alcoólicas apresentam-se também em patologia psiquiátrica, euforia patológica, alguns casos de depressões, alucinações constantes com comportamentos desajustados.
Também podemos citar quer o álcool afeta o sistema gastrintestinal, ou seja, inflamação no esôfago e estomago, podendo gerar enjôos e até a sangramento. Já a mais temida doença causada por o uso excessivo de bebidas alcoólicas a cirrose hepática, pode nos levar a morte, isto em um processo lento, mas que pode ter cura se cuidarmos a tempo.
Os alcoólatras estão sujeitos dez vezes mais a obter o câncer, que pessoas não usuárias de bebidas alcoólicas, o seu sistema cardíaco pode obter lesões graves gerando assim uma arritmia e outros problemas como trombos (massa sanguínea coagulada em um determinado setor do nosso sistema circulatório e que causa obstruções parciais ou total), sabemos que o álcool também afeta no metabolismo hormonal tanto do homem quanto da mulher. O mesmo pode alterar os hormônios de crescimentos. Altera também os hormônios antidiuréticos fazem com que tenhamos uma perca considerável de água nos rins, causando assim em todo usuário, ânsia em urinar. podendo causar uma possível desidratação.
O alcoolismo é um desejo incontrolável de ingerir bebidas, infelizmente não há uma substância capaz de inibir este desejo, a melhor saída é buscarmos ajuda na nossa família e se precisarmos devemos buscar orientações em grupos como o AA (alcoólatras anônimos). A equipe do correio foi ao conselho tutelar de nossa cidade e falamos com Edmauro Alves, um dos conselheiros, o mesmo nos relatou que "a falta de dialogo dos pais com os filhos é fator principal para nossos adolescentes conhecer cada vez mais cedo o álcool, os pais de nossa cidade se preocupam com ter objetos de um determinado valor esquecendo que seu filho necessita de carinho, amor e de falar o que se passa com ele", Edmauro nos fala que o conselho tutelar faz algumas parcerias com outros Órgãos Públicos como, Polícia militar, Ministério Público e Conselho da Paz, para se não sanar, mais, diminuir esta triste realidade. O conselheiro Edmauro Alves, alerta aos pais que acompanhem mais de perto os passos dos seus filhos e não apenas compareçam em tempos de renovarem as matriculas escolar, mas que tenham cuidados diários com seus filhos, pois os mesmos são suas maiores riquezas.

Afirmação negra

Os desenvolvimentos dos homens estão cada vez mais acelerados, pois vivemos novos tempos, a evolução tecnológica esta presente em nosso dia-a-dia, mas a mesma não foi capaz ainda de mudar as intolerâncias com as diferenças, sejam elas, raciais, financeiras, idosos, prostitutas, homossexual ou de quaisquer outras categorias que venham a ser contrários aos padrões impostos pela a sociedade.
Ao falarmos em raça o nosso país é o segundo maior em população negra do mundo, ficando atrás da Nigéria. A população negra no Brasil é estimada de seis a cada dez pessoas. Sem sombra de duvidas, a maior etnia do país. Mesmo com tamanha quantidade de habitantes, os brasileiros negros sofrem grandes e graves violações de cidadania, infelizmente o preconceito racial maltrata e exclui de diversas inserções sociais, políticas, e culturais.
Tudo o que falarmos sobre preconceitos raciais em termos econômicos, eles ficam mais visíveis, podemos verificar que as diferenças são vergonhosas, pois o homem branco recebe em media de 70% a mais que o negro, ao destacarmos a mulher negra o assunto torna-se mais grave, ao fazermos esta comparação à diferença fica maior e a disparidade chegar 100%, ou seja, a mulher branca recebe o dobro da mulher negra, esta terrível situação é revelada pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) onde se constata estas diferenças saláriais. Infelizmente absurdos iguais a estes emperram em nosso país. Não podemos afirmar que a população negra em nosso país esta abandonada, há alguns programas governamentais como a do Ministério da Educação que busca o ingresso de quem se declara negro ou pardo para adentrar nas universidades, chamam de re-socialização, mais ainda estar longe de sanar estas diferenças raciais.
Se acreditarmos em igualdades entre raças, temos que eliminar nossos preconceitos, pois estes estão dentro de cada um, isto incluindo o próprio negro, sabemos que o mesmo auto se exclui, por isso, devemos lutar pelo fim do racismo, não só em nosso país, mas em todo o mundo.