sábado, 29 de setembro de 2007

“Técnico-stress,” uma nova patologia que ataca os fanáticos pela Internet

Com o auxílio das inovações tecnológicas hoje é comum se comunicar com varias pessoas de lugares bastante distantes ao mesmo tempo, podemos citar como exemplo os empresários que realizam negócios sem sair de seu escritório através de vídeo conferência, realizam também reuniões fazendo uso da Internet, com as mesmas praticidades tornando o mundo em uma pequena aldeia. Mas como tudo pode ter seu lado negativo, o convivel constante em ambiente fechado ficando exposto a tela do computador por diverças horas, está gerando um novo comportamento, apontado por médicos como a patologia (doença) do século XXI. Essa nova patologia está atacando diretamente os executivos e também uma boa parte dos jovens e adolescentes que fazem uso diário da Internet. Boa parte destes jovens e adolescentes executa uma profissão através do auxilio da Internet sua ferramenta de trabalho, outros usam a "Net" como uma nova forma de diversão.
A Internet pode gerar entre os seus usuários uma nova forma de expressão e transformação na identidade pessoal em seus múltiplos aspectos, podendo assim haver uma mudança de comportamento dos indivíduos. Já os executivos por passarem por um alto nível de stress, pois o medo do fracasso e o risco da perca da estabilidade financeira geram aspectos deste novo mal. A psicóloga Silvia Gelván explica que "se fala de stress quando a capacidade de adaptação está esgotada e, entre os executivos existe muito temor pela perda do emprego. A maioria da população não está capacitada a se adaptar as novas tecnologias, especialmente quando sentem dependentes delas," declara a especialista.
A busca de praticas que possam gerar lazer e bem estar podem ajudar a diminuir os efeito do "técnico stress," desde que sejam feitas atividades de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Maiores informações, www.laborum.com.

Nenhum comentário: