sábado, 29 de setembro de 2007

O alcoolismo, sempre presente entre os adolescentes

Cláudio Higino
Josemilda Silva.

Podemos constatar diversos fatores como os precursores do alcoolismo, dentre eles destacam-se as crises econômicas, o desemprego, os problemas emocionais, dentre outros, o álcool é a primeira substância que os jovens e adolescente teêm contato, (em media aos 11 anos de idade). Embora a venda de bebidas alcoólicas seja para maiores de 18 anos, no nosso país, os adolescentes compram e fazem do álcool uma forma de diversão, isto com uma grande facilidade, para os médicos todas as pessoas que abusam das bebidas alcoólicas podem obter problemas no percurso de sua vida, e o risco é bastante alto, por tanto, é bom que fiquemos atentos com os abusos que o álcool pode trazer e todas as suas conseqüências, o dito cujo, pode afetar o nosso sistema nervoso, aminésia, casos iguais a estes acontecem em média 30% a 40%, entre o final da adolescência e posteriormente no inicio da terceira idade, o álcool inibe alguns sistemas da memória, impedindo de nos recordarmos de alguns fatos ocorridos durante o período de embriagues, o mesmo nos induz a atos libertinos que sobre sua influência torna-se fato natural. Outro índice que podemos destacar é que entre 5% a 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica (consiste em estado permanente de hipersensibilidade, dormência, formigamento nas mãos e nos pés), as síndromes alcoólicas apresentam-se também em patologia psiquiátrica, euforia patológica, alguns casos de depressões, alucinações constantes com comportamentos desajustados.
Também podemos citar quer o álcool afeta o sistema gastrintestinal, ou seja, inflamação no esôfago e estomago, podendo gerar enjôos e até a sangramento. Já a mais temida doença causada por o uso excessivo de bebidas alcoólicas a cirrose hepática, pode nos levar a morte, isto em um processo lento, mas que pode ter cura se cuidarmos a tempo.
Os alcoólatras estão sujeitos dez vezes mais a obter o câncer, que pessoas não usuárias de bebidas alcoólicas, o seu sistema cardíaco pode obter lesões graves gerando assim uma arritmia e outros problemas como trombos (massa sanguínea coagulada em um determinado setor do nosso sistema circulatório e que causa obstruções parciais ou total), sabemos que o álcool também afeta no metabolismo hormonal tanto do homem quanto da mulher. O mesmo pode alterar os hormônios de crescimentos. Altera também os hormônios antidiuréticos fazem com que tenhamos uma perca considerável de água nos rins, causando assim em todo usuário, ânsia em urinar. podendo causar uma possível desidratação.
O alcoolismo é um desejo incontrolável de ingerir bebidas, infelizmente não há uma substância capaz de inibir este desejo, a melhor saída é buscarmos ajuda na nossa família e se precisarmos devemos buscar orientações em grupos como o AA (alcoólatras anônimos). A equipe do correio foi ao conselho tutelar de nossa cidade e falamos com Edmauro Alves, um dos conselheiros, o mesmo nos relatou que "a falta de dialogo dos pais com os filhos é fator principal para nossos adolescentes conhecer cada vez mais cedo o álcool, os pais de nossa cidade se preocupam com ter objetos de um determinado valor esquecendo que seu filho necessita de carinho, amor e de falar o que se passa com ele", Edmauro nos fala que o conselho tutelar faz algumas parcerias com outros Órgãos Públicos como, Polícia militar, Ministério Público e Conselho da Paz, para se não sanar, mais, diminuir esta triste realidade. O conselheiro Edmauro Alves, alerta aos pais que acompanhem mais de perto os passos dos seus filhos e não apenas compareçam em tempos de renovarem as matriculas escolar, mas que tenham cuidados diários com seus filhos, pois os mesmos são suas maiores riquezas.

Nenhum comentário: