Brasileiros se alimentam mal, revela pesquisa
Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e USP revelam que a média dos brasileiros com mais de 40 anos está acima do peso, come-se muito é um exagero, principalmente nas proteínas, nos carboidratos e na gordura, alimenta-se mal, com menos minerais e vitaminas na dieta. Essas são principais observações que a pesquisa obteve, sendo que foi ouvidas cerca de 2500 pessoas em 150 cidades de todo o país.
A observação contatou que os mais obesos encontram-se na classe média 60% dos entrevistados, esta diferença é pequena ao compararmos com a classe baixa que 52% estão acima do peso ideal. Apenas 3% das pessoas ouvidas apresentaram baixo peso. O cálculo do consumo de nutrientes foi feito por meio de entrevista em residências escolhidas por sorteio, os pesquisadores visitaram as casas dos entrevistados e verificaram que cada pessoa tinha ingerido no último dia.
Para avaliar a incidência de obesidade, o critério utilizado foi o chamado índice de massa corporal (IMC), O cálculo é feito dividindo o peso da pessoa em quilos por sua altura em (metros), elevada ao quadrado. Considera-se que IMCs entre 18,5 e 25 correspondem ao peso ideal das pessoas. Acima e abaixo desses números,existiria falta de ou abuso de peso. A média nacional foi de sobrepeso IMC de 26,4.
O índice mostra que a obesidade pode estar se tornando um problema de saúde, “ o Brasil se mostrou tristemente democrático em relação as deficiências de vitaminas, que são semelhantes em todas as regiões do país”. Declarou o médico Luiz Fernando Costa.
Um alimento que possui nutrientes importantes para uma boa dieta é o leite e seus derivados, pois o líquido é rico em cálcio. A ingestão adequada de frutas, legumes, verduras, vitaminas C, A e magnésio, proporciona uma alimentação balanceada e são suficientes para sanar ou diminuir os altos índices de obesidades.
sábado, 10 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário