quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Oposição confiante


Confiança e certeza esta foi a tônica do lançamento da candidatura a presidência da Câmara de Vereadores ontem terça-feira 30 de dezembro de 2008 na casa de festas, Fest Hall, através da entrevista coletiva concedida pelo o grupo de oposição político a imprensa local de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
A coletiva não se limitou à eleição a presidência da câmara, foram feitos diversos questionamentos a todos os vereadores, desde a posição que o grupo irá adotar, também foi indagada a possível ou possíveis supressas na hora da eleição, com prováveis adesões ou, percas de aliados, entre outros. O marco da entrevista foi à confiança de vitória por todos os vereadores, pois sabemos que hoje são cinco (5) vereadores para cada lado, situação e oposição e o primeiro critério de desempate é a idade, o vereador mais velho é da situação que é o Fernando Aragão, o mais provável a ocupar o cargo de presidente desta nova câmara que irá tomar posse neta quinta-feira 1 de janeiro. Não sabemos se esta confiança é apenas uma estratégia para desestabilizar os adversários ou haverá supressa nestas eleições o que nos resta é aguardar e observarmos como esta história irá se finalizar.
O grupo de Oposição político convidou a imprensa local para divulgar a chapa que irá concorrer à presidência da Câmara de vereadores, a chapa denominada Democracia e Compromisso esta formada com o vereador Francisco Ricardo como candidato a presidência, o vereador eleito Dr. Nanau como candidato a 1° secretário e o vereador eleito Junior Gomes como candidato 2° secretário.
Além de tornar público a chapa Democracia e Compromisso que irá concorrer a Mesa diretora da Câmara (biênio 2009-2011), os vereadores falaram sobre suas propostas caso a sua chapa venha a ser vitoriosa no dia 1° de Janeiro. As propostas são as seguintes, gestão democrática e participativa, assessoria de imprensa do legislativo, qualificação permanente do legislativo, Realização de cursos, palestras e debates com a população, implantação do parlamento jovem e criação da biblioteca do legislativo.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

escuta de Miguel Arraes é inaugurada no Aeroporto

Quem passar pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre pode conferir a escultura do ex-governador Miguel Arraes, inaugurada hoje pelo prefeito João Paulo. A escultura está no mesmo local onde antes ficava o Monumento ao Frevo, que foi transferido para a Rua da Aurora.

A escultura de Arraes foi feita pelo artista plástico pernambucano Abelardo da Hora. São 3,30 metros de altura com uma base de concreto de 2 metros, revestida de granito verde Ubatuba. A escultura, feita em bronze patinado, mostra Miguel Arraes cumprimentando o povo - um gesto político que virou marca do socialista durante a campanha Chapéu de Palha, um dos programas do seu governo.

Além desta obra, até a próxima semana, uma réplica da escultura será colocada no mausoléu da família Arraes, no cemitério de Santo Amaro, no Recife. A Prefeitura do Recife investiu R$ 100 mil nas obras.
Fonte: DIÁRIO DEPERNAMBUCO

Campanha de desarmamento vai até 31 (quarta-feira)

Campanha de desarmamento vai até quarta-feira (31)

O prazo para registrar armas ilegais vai até a próxima quarta-feira (31). A Campanha de Desarmamento, promovida pelo Ministério da Justiça através da polícia Federal, visa regularizar a situação das armas que ainda estão na ilegalidade.
Os interessados em registrar as armas ilegais ou se desfazer de armamentos que tenham em casa, devem obter primeiro uma guia de trânsito, pois em caso de blitz a pessoa que está transportando a arma não vai sofrer nenhuma sanção. A guia pode ser impressa no site www.dpf.gov.br e esse documento tem validade de um dia e deve ser trazido junto com a arma, que deve estar descarregada.
Outros documentos também precisam ser apresentados na hora de regularizar a situação. É necessário que se preencha um formulário disponível no site da Polícia Federal e a apresentenção dos originais e cópias autenticadas do RG, CPF e Comprovante de Residência. Além de uma declaração de propriedade se a arma não tiver nota fiscal ou outro documento, essa declaração precisa conter o histórico de como a pessoa conseguiu a arma. Todo procedimento é gratuito.
A partir do dia 01 de janeiro de 2009, a posse de armas não registradas na Polícia Federal se tornará ilegal e seus proprietários estão sujeitos a pena de prisão de um a três anos. De 2003 até hoje, quando a Campanha do Desarmamento começou, 30 mil armas foram recolhidas em Pernambuco.
Fonte: TV Asa Branca

Delegacia moveis prometem fechar o cerco aos motoristas que burlarem a lei seca

O cerco contra os motoristas que insistem em ingerir álcool e dirigir está mais fechado a partir desta segunda-feira (29). O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou que duas vans farão as vezes de delegacias móveis para autuar em flagrante os condutores que ferirem a lei 11.705/08, a chamada Lei Seca. Os dois veículos são “equipados” com delegado, escrivão e dois agentes para dar apoio exclusivo aos 14 pontos de bloqueio que o Detran afirma que já existe na cidade. A ação é uma parceria das secretarias das Cidades e de Defesa Social.

O Detran-PE informou que as delegacias móveis serão requisitadas pelos agentes e seguirão para o local do flagrante. “Assim, o delegado pode efetuar, na hora, o Boletim de Ocorrência (BO) e, se for o caso, encaminhar o infrator direto para a prisão”. A medida é pioneira no país. A idéia é dar mais agilidade às blitzes – já que os departamentos de trânsito de todo país estão recebendo críticas a respeito do relaxamento nas fiscalizações.

Em Pernambuco, pelo menos de acordo com os números do Detran, não houve esmorecimento: nos últimos cinco meses, o número de viaturas duplicou, chegando a 16 carros, e o número de etilômetros foi quadruplicado. Tudo dentro da campanha que tem como slogan: “Seja legal, se beber não dirija”. Também foi anunciado nesta manhã que 20 novos agentes estão sendo capacitados para compor o quadro do Detran, que agora conta 70 fiscais.

De acordo com a lei federal 11.705/08, quem for pego dirigindo após ter ingerido bebida alcoólica está sujeito à multa de R$ 957,70 e pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses.

Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO