sábado, 29 de setembro de 2007

“Técnico-stress,” uma nova patologia que ataca os fanáticos pela Internet

Com o auxílio das inovações tecnológicas hoje é comum se comunicar com varias pessoas de lugares bastante distantes ao mesmo tempo, podemos citar como exemplo os empresários que realizam negócios sem sair de seu escritório através de vídeo conferência, realizam também reuniões fazendo uso da Internet, com as mesmas praticidades tornando o mundo em uma pequena aldeia. Mas como tudo pode ter seu lado negativo, o convivel constante em ambiente fechado ficando exposto a tela do computador por diverças horas, está gerando um novo comportamento, apontado por médicos como a patologia (doença) do século XXI. Essa nova patologia está atacando diretamente os executivos e também uma boa parte dos jovens e adolescentes que fazem uso diário da Internet. Boa parte destes jovens e adolescentes executa uma profissão através do auxilio da Internet sua ferramenta de trabalho, outros usam a "Net" como uma nova forma de diversão.
A Internet pode gerar entre os seus usuários uma nova forma de expressão e transformação na identidade pessoal em seus múltiplos aspectos, podendo assim haver uma mudança de comportamento dos indivíduos. Já os executivos por passarem por um alto nível de stress, pois o medo do fracasso e o risco da perca da estabilidade financeira geram aspectos deste novo mal. A psicóloga Silvia Gelván explica que "se fala de stress quando a capacidade de adaptação está esgotada e, entre os executivos existe muito temor pela perda do emprego. A maioria da população não está capacitada a se adaptar as novas tecnologias, especialmente quando sentem dependentes delas," declara a especialista.
A busca de praticas que possam gerar lazer e bem estar podem ajudar a diminuir os efeito do "técnico stress," desde que sejam feitas atividades de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Maiores informações, www.laborum.com.

Risco ao usarmos tênis falsificados

Com os avanços tecnológicos as industrias estão cada vez mais investindo em qualidade, estética com conforto e durabilidade, porém estes avanços tecnológicos esta sendo usado de forma irregular, ou seja, com os ganhos tecnológicos há em todos os ramos de produção a presença cada vez mais forte de produtos falsificados, e a população sem ter os devidos cuidados aumenta cada vez mais o uso de tais produtos, podemos observar que os mesmos fazem parte do nosso cotidiano, em alguns casos estes produtos podem causar alguns danos ao seu usurário, que são por exemplo o caso dos causados falsificados, especificamente os tênis, que há um certo modismo que invade não só a nossa cidade mais todo o país, portanto temos que ter alguns cuidados, pois os fabricantes de produtos falsificados não têm os cuidados adequados ao colocarem seus produtos nos mercados, há uma única preocupação, que é em vender, pois tais produtos têm um diferencial, que são seus valores bastante atrativos, deixando de lado algo imprescindível em tênis, que são absorções dos impactos dos pés com o solo, seu revestimento interno, flexibilidade e conforto. O fisioterapeuta Carlos Eduardo nos conta que o uso contates destes de tênis falsificados podem ocorrer desvios na coluna, dores constantes nos pés, esporão do calcâneo, e até alterações na macha (andar torto), o fisioterapeuta indica para quem faz longas caminhadas que procurem calçados que lhe proporcione conforto, e que tenha uma boa absorção de impacto ao caminhar, evitando possíveis lesões futuras.

O alcoolismo, sempre presente entre os adolescentes

Cláudio Higino
Josemilda Silva.

Podemos constatar diversos fatores como os precursores do alcoolismo, dentre eles destacam-se as crises econômicas, o desemprego, os problemas emocionais, dentre outros, o álcool é a primeira substância que os jovens e adolescente teêm contato, (em media aos 11 anos de idade). Embora a venda de bebidas alcoólicas seja para maiores de 18 anos, no nosso país, os adolescentes compram e fazem do álcool uma forma de diversão, isto com uma grande facilidade, para os médicos todas as pessoas que abusam das bebidas alcoólicas podem obter problemas no percurso de sua vida, e o risco é bastante alto, por tanto, é bom que fiquemos atentos com os abusos que o álcool pode trazer e todas as suas conseqüências, o dito cujo, pode afetar o nosso sistema nervoso, aminésia, casos iguais a estes acontecem em média 30% a 40%, entre o final da adolescência e posteriormente no inicio da terceira idade, o álcool inibe alguns sistemas da memória, impedindo de nos recordarmos de alguns fatos ocorridos durante o período de embriagues, o mesmo nos induz a atos libertinos que sobre sua influência torna-se fato natural. Outro índice que podemos destacar é que entre 5% a 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica (consiste em estado permanente de hipersensibilidade, dormência, formigamento nas mãos e nos pés), as síndromes alcoólicas apresentam-se também em patologia psiquiátrica, euforia patológica, alguns casos de depressões, alucinações constantes com comportamentos desajustados.
Também podemos citar quer o álcool afeta o sistema gastrintestinal, ou seja, inflamação no esôfago e estomago, podendo gerar enjôos e até a sangramento. Já a mais temida doença causada por o uso excessivo de bebidas alcoólicas a cirrose hepática, pode nos levar a morte, isto em um processo lento, mas que pode ter cura se cuidarmos a tempo.
Os alcoólatras estão sujeitos dez vezes mais a obter o câncer, que pessoas não usuárias de bebidas alcoólicas, o seu sistema cardíaco pode obter lesões graves gerando assim uma arritmia e outros problemas como trombos (massa sanguínea coagulada em um determinado setor do nosso sistema circulatório e que causa obstruções parciais ou total), sabemos que o álcool também afeta no metabolismo hormonal tanto do homem quanto da mulher. O mesmo pode alterar os hormônios de crescimentos. Altera também os hormônios antidiuréticos fazem com que tenhamos uma perca considerável de água nos rins, causando assim em todo usuário, ânsia em urinar. podendo causar uma possível desidratação.
O alcoolismo é um desejo incontrolável de ingerir bebidas, infelizmente não há uma substância capaz de inibir este desejo, a melhor saída é buscarmos ajuda na nossa família e se precisarmos devemos buscar orientações em grupos como o AA (alcoólatras anônimos). A equipe do correio foi ao conselho tutelar de nossa cidade e falamos com Edmauro Alves, um dos conselheiros, o mesmo nos relatou que "a falta de dialogo dos pais com os filhos é fator principal para nossos adolescentes conhecer cada vez mais cedo o álcool, os pais de nossa cidade se preocupam com ter objetos de um determinado valor esquecendo que seu filho necessita de carinho, amor e de falar o que se passa com ele", Edmauro nos fala que o conselho tutelar faz algumas parcerias com outros Órgãos Públicos como, Polícia militar, Ministério Público e Conselho da Paz, para se não sanar, mais, diminuir esta triste realidade. O conselheiro Edmauro Alves, alerta aos pais que acompanhem mais de perto os passos dos seus filhos e não apenas compareçam em tempos de renovarem as matriculas escolar, mas que tenham cuidados diários com seus filhos, pois os mesmos são suas maiores riquezas.

Afirmação negra

Os desenvolvimentos dos homens estão cada vez mais acelerados, pois vivemos novos tempos, a evolução tecnológica esta presente em nosso dia-a-dia, mas a mesma não foi capaz ainda de mudar as intolerâncias com as diferenças, sejam elas, raciais, financeiras, idosos, prostitutas, homossexual ou de quaisquer outras categorias que venham a ser contrários aos padrões impostos pela a sociedade.
Ao falarmos em raça o nosso país é o segundo maior em população negra do mundo, ficando atrás da Nigéria. A população negra no Brasil é estimada de seis a cada dez pessoas. Sem sombra de duvidas, a maior etnia do país. Mesmo com tamanha quantidade de habitantes, os brasileiros negros sofrem grandes e graves violações de cidadania, infelizmente o preconceito racial maltrata e exclui de diversas inserções sociais, políticas, e culturais.
Tudo o que falarmos sobre preconceitos raciais em termos econômicos, eles ficam mais visíveis, podemos verificar que as diferenças são vergonhosas, pois o homem branco recebe em media de 70% a mais que o negro, ao destacarmos a mulher negra o assunto torna-se mais grave, ao fazermos esta comparação à diferença fica maior e a disparidade chegar 100%, ou seja, a mulher branca recebe o dobro da mulher negra, esta terrível situação é revelada pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) onde se constata estas diferenças saláriais. Infelizmente absurdos iguais a estes emperram em nosso país. Não podemos afirmar que a população negra em nosso país esta abandonada, há alguns programas governamentais como a do Ministério da Educação que busca o ingresso de quem se declara negro ou pardo para adentrar nas universidades, chamam de re-socialização, mais ainda estar longe de sanar estas diferenças raciais.
Se acreditarmos em igualdades entre raças, temos que eliminar nossos preconceitos, pois estes estão dentro de cada um, isto incluindo o próprio negro, sabemos que o mesmo auto se exclui, por isso, devemos lutar pelo fim do racismo, não só em nosso país, mas em todo o mundo.