quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Turismo Ecológico na nossa porta

A serra do Pará é conhecida como um dos lugares mais belos do estado de Pernambuco, a mesma está localizada no distrito que leva o mesmo nome, Pará, o qual situa-se a 24 km de distância da sua cidade sede Santa Cruz do Capibaribe-PE. Hoje o acesso ao distrito é um pouco dificultoso, pois a estrada é de barro, com alguns bancos de areia e pedras soltas, mas possui condições de trafego razoável, nada que venha a atrapalhar o translado de Santa Cruz ao Pará.
Chegando ao distrito o visitante logo se encanta com a hospitalidade dos habitantes do local, posteriormente o turista irá se deslumbrar com o rochedo de aproximadamente 300 metros de altura.
Para chegar ao cume do rochedo são percorridos aproximadamente três km de uma estrada estreita, com solo arenoso e muitas pedras soltas, um possível obstáculo para os menos avisados, mas de fácil superação por quem é amante de esporte ecológicos, a razoável caminhada conta com belas paisagens da vegetação nativa, a caatinga, nesta caminhada são encontradas algumas porteiras e açudes privados, pois parte do percurso e da serra tem proprietários, como é o caso do pecuarista Jorge Manoel, 57 anos.
Para realizar o percurso sem sustos é de fundamental importância usar roupas leves e calçados adequados para evitar futuros tombos, no mais é aproveitar a bela vista que a serra proporciona. O local mais visitado é a furna (caverna), que segundo os moradores e historiadores, possuem gravuras rupestres, supostas provas que o local serviu de abrigo para homens pré-históricos. Estas gravuras feitas de sangue e gordura animal podem ser a marca de como viveram os nossos antepassados.
Ao visitar a serra do Pará o turista deve ter o senso de preservação do local, não jogando e não deixando lixo no decorrer do passeio, com esta atitude a natureza agradece e o futuro visitante poderá desfrutar deste lindo passeio.

Nenhum comentário: