sábado, 16 de fevereiro de 2008

A saga de um vencedor

O jogador de futebol Ronaldo Nasario de 31 anos, atleta do Milan, foi vítima de mais uma grave contusão, desta vez no joelho esquerdo, no dia 13/02, quarta-feira do corrente ano, durante o jogo do Milan contra o Livorno, em Milão pelo campeonato italiano. Ronaldo entrou em campo no início do segundo tempo aos 11min, na sua primeira disputa, que foi uma bola alçada na área, quando o jogador se deslocava para o cabeceio que aconteceu a lesão, sendo mais tarde confirmado a ruptura do tendão patelar (rotula), que infelizmente o levou a sala de cirurgia nesta quinta-feira 14/02, o impossibilitando de jogar por volta de nove meses a um ano.
Ronaldo já havia passado por uma contusão semelhante desta vez no joelho direito em 2001, quando defendia a Internazionale de Milão, rival do seu atual clube onde o mesmo teve de fazer duas cirurgias. O jogador de Futebol foi se tratar com a mesma equipe francesa que o tratou anteriormente. Em seu primeiro contato pós-cirurgia a equipe médica do hospital Pitié-Salpêtrière transmitiu a impressa boa noticia, falando que a cirurgia foi realizada com sucesso e declarou que a decisão de voltar aos gramados caberá ao jogador.
Diante de mais uma grave lesão os amantes do futebol estão todos se perguntando, será que é o fim da carreira futebolista do Fenômeno? Ou, mais uma prova de superação que ele tem passar? São tantas perguntas que a imprensa mundial esta se fazendo, muitos dizem que por se tratar de Ronaldo tudo pode acontecer, até dele voltar a ser premiado com o melhor do mundo novamente. Outros falam que, o futebol mundial está muito rápido e com mais está lesão Ronaldo poderá pendura as suas chuteiras. Alguns declaram que o fenômeno voltará atuar nos gramados brasileiros, pois não existirá mais espaço para ele no futebol europeu.
Ronaldo é sem sombra de duvidas um vencedor, um superador de limites, já provou para todo mundo o seu poder de recuperação, quando em 2001 sofreu uma lesão igual a esta. Com a sua bravura conquistamos a copa do mundo de 2002, e logo em seguida ele foi eleito o melhor jogador deste referido ano. O mundo ficou perplexo com a notícia da contusão de Ronaldo, isto mostra o valor e a importância de um dos melhores e mais vitoriosos jogadores de futebol do mundo, ele é um símbolo do melhor futebol do mundo, o futebol brasileiro, esperamos que a sua volta seja mais breve o possível, que ele torne a nos encantar com belas jogadas e lindos gols.

Maiores informações, Jornal do Commercio, 15-02-02, caderno de esporte, pag 4.

Preservar e conservar são necessários?

Com a chegada da estação do sol, o verão, aumenta o fluxo de veranistas nos litorais de todo o país, com isto, cresce o percentual de habitantes das cidades praieiras temporariamente, conseqüentemente elevar os consumos internos destas tais cidades, aquecendo o comercio de toda a região, porém está melhoria do comercio, vem acompanhado de um grave problema, que está cada vez mais presente nos litorais brasileiros, principalmente no litoral nordestino, que é o acumulo de lixo, tanto nas areias da praia como também no mar.
Na maioria das cidades litorâneas não existe um trabalho educacional de conservação e preservação do meio ambiente, onde a população e o turista possam ter consciência das necessidades de manter a praia sempre limpa, com possibilidades de iniciativas iguais a esta podem ser gerados novos empregos, pois as populações litorâneas mais carentes geralmente vivem da pesca que é atrapalhada pelo acumulo de lixo dentro e fora do mar ou de empregos públicos. Certamente com esta educação ambiental, poderia ser realizado um trabalho de divulgação, exaltando o seu trabalho ambiental, atraindo cada vez mais turistas, melhorando o comercio, gerando mais divisas para os municípios.
É inegável o dever de todo veraneio a consciência de preservação e conservação, manter os locais visitados limpos é obrigação de todos, principalmente nos litorais, pois, são ambientes paradisíacos, lindos, onde nos esbaldamos com tamanha magnitude e fantástica beleza que a natureza nos proporciona, portanto, devemos sempre preservar.